CLASSIFICAÇÃO E CARACTERÍSTICAS DAS TINTAS
Tinta Epóxi ou Epoxídicas

São tintas de alta performance com ótimo relação de custo e beneficio, são fabricadas com a resina epóxi, que são obtidas pela reação entre a epicloridrina e o bisfenol. Estas tintas são fornecidas geralmente em dois componentes, um contendo o pré-polímero epóxi, e o outro, o agente de cura. O principal mecanismo de proteção anticorrosiva das tintas epóxi é a proteção por barreira, porem existe tinta de fundo epóxi que proporciona a proteção por passivação ou inibição anódica e a proteção catódica de acordo com a sua pigmentação.


De forma geral estas tintas possuem as seguintes características: elevada resistência química de acordo com o sistema resina epóxi / agente de cura; a película possuem alta dureza, boa resistência a abrasa e ao impacto; possuem fraca resistência à radiação solar, em especial aos raios ultravioleta, causando perda do brilho e cor.


Tinta Epóxi Poliamina: apresenta excelente resistência a ácidos, álcalis, sais e solventes e tem um menor tempo de secagem, maior dureza e resistência à abrasão, comparadas com a tinta epóxi poliamida. Tinta Epóxi Poliamida tem grande resistência à água, condições de imersão e fáceis de serem aplicadas em ambientes com umidade relativa elevada. São mais flexíveis e aderentes.


Tinta Epóxi Alcatrão de Hulha (coal tar ou coal tar epoxy): são tintas epóxi combinadas com resina de alcatrão de hulha, obtendo tintas de alta espessura, são amplamente utilizadas na proteção anticorrosiva de estruturas metálicas enterradas, imersas em água doce, água salgada ou sujeitas a eventuais contatos com produtos químicos.


Tinta Epóxi Livre de Alcatrão de Hulha (Tar Free): são tintas epóxi sem a resina de alcatrão de hulha, obtém alta espessura, têm alta resistência à água doce ou salgada, soluções ácidas ou alcalinas. Excelente resistência a abrasão. Produto especialmente formulado para atender às novas exigências ambientais, uma vez que não possui agentes nocivos à saúde dos usuários.


Tinta Epóxi Mastique: possui excelente aderência sobre tratamento mecânico “ Surface Tolerante ”, com grande capacidade de aderência em superfícies limpas com ferramentas mecânicas manuais. Muito utilizada em manutenção industrial quando não for possível jateamento abrasivo ou difícil execução. São de alta espessura com pigmentos lamelares como óxido de ferro micáceo ou alumínio tem excelente proteção por barreira.


Tinta Epóxi Isocianato: apresenta excelente resistência a produtos químicos, por terem um grande numero de ligações cruzadas em sua cura. Tem secagem rápida.


Tinta shop primers são ótimas tintas promotora de aderência em: aço galvanizado, alumínio, cobre, chumbo, fibra de vidro, aço carbono, ferro fundido, aço inoxidável. Parte da eficiência desta tinta em promover aderência deve-se aos grupos polares presentes na estrutura da resina.


Tinta Epóxi Surface Tolerant são tintas desenvolvidas para aplicações em condições de umidade relativas de até 100%, superfícies molhadas, aplicações subaquáticas. São muito utilizadas em esquema de pintura que utiliza hidrojateamento.


Tinta Epóxi Fenólica (Novolac): são bastante utilizadas como tintas anticorrosivas, especialmente nos casos em que se deseja uma elevada resistência química, essa resistência é devido um numero elevado de ligações cruzadas em sua cura. Podem ser usadas em faixas de temperatura mais elevadas, até 230°C.


Tinta de Fundo Epóxi pigmentada com Fosfato de Zinco: estas tintas proporciona uma proteção anticorrosiva por passivação (Inibição Anódica) devido o pigmento de fosfato de zinco, este pigmento em tinta surgiu em necessidade de substituir o cromato de zinco e o zarcão, que estão sendo eliminados das composições das tintas, por serem bastante tóxicas e cancerígenas.


Tinta Epóxi Rica em Zinco: esta tinta proporciona uma proteção anticorrosiva chamada Proteção Catódica, estas tintas contem pigmento metálico, anódico em relação ao ferro, em teores bastante elevados de zinco na película seca, a fim de permitir um bom contato elétrico entre as partículas do pigmento e o substrato de aço. Tais tintas são conhecidas como Tintas Ricas em Zinco (TRZ). É uma tinta de veiculo epóxi e pode ser curada com amina ou amida. É usada como tinta de fundo, de alta performance, para atmosferas altamente agressivas, como industrial, marítima, imersão em produtos de petróleo e produtos químicos.


Tinta Epóxi para Piso: são tintas com alta resistência a abrasão, em sua formulação contem cargas minerais como quartzo, que proporciona esta resistência a abrasão. Existe também as tintas auto nivelante aonde corrige e nivela certas imperfeições no piso. Outro produto muito utilizado é a tinta epóxi antiderrapante aplica-se em locais

Tinta Poliuretana

São polímeros obtidos na reação química de condensação de compostos poli-hidroxilados (polióis) com poli isocianatos a temperatura ambiente, as tintas poliuretânicas, normalmente são fornecidas em dois componentes. As principais resinas são poliésteres poli-hidroxilados e as resinas acrílicas poli-hidroxiladas, normalmente no componente A, e no componente B o agente de cura, podendo ser poli isocianato alifático ou aromático. Estas tintas têm excelentes propriedades anticorrosivas, em meios de elevada agressividade e as películas apresentam notáveis propriedades físicas, como dureza, resistência ao impacto e à abrasão. As tintas de poliuretano alifático são amplamente utilizadas como tintas de acabamento, por terem excelente resistência aos raios ultravioleta, tendo melhor retenção de cor e de brilho quando expostas ao intemperismo natural. Já as tintas de poliuretano aromático, possuem fraca resistência aos raios ultravioleta, indicadas para ambientes internos onde não haja incidência de radiação solar.

Tinta Etil-silicato de Zinco

É uma tinta de dois componentes com solventes orgânicos, a cura da película ocorre através da reação química de hidrólise da resina com a umidade do ar, sendo a umidade relativa do ar tem grande influência na velocidade de cura da película, alguns técnicos costumam pulverizar ou molhar, com água, a película da tinta com o objetivo de acelerar o processo de cura. È usada como tinta de fundo de alta performance para atmosferas altamente agressivas e para imersão em produtos de petróleo e produtos químicos. Requer no mínimo jateamento ao metal quase branco ou hidrojateamento severo, para tratamento da superfície, assim junto com alto teor do pigmento de pó de zinco, poder proteger catodicamente.

Tintas de Silicone

São tintas formuladas a partir das resinas de silicone, que são polímeros formados por silício ligados a oxigênio e a grupos orgânicos. São indicadas para pintura de superfícies que trabalham em temperaturas superiores a 120°C até 600°C, sendo que as pigmentadas em alumínio são as de melhor performance. A secagem destas tintas dá-se em parte pela evaporação do solvente e em parte por conversão térmica.

Tintas de Alumínio Fenólicas

São tintas formuladas a partir das resinas fenólicas que são obtidas pela reação entre o fenol e um aldeído. São modificadas com óleo, a fim de que possam curar à temperatura ambiente. A secagem destas tintas dá-se em parte pela evaporação do solvente e, em parte, principalmente, pela oxidação do óleo secativo. Estas tintas fenólicas pigmentas com alumínio têm maior resistência química, térmica e a umidade que as tintas a óleo e as alquídicas. Resistência temperatura até 200°C.

Tintas Alquídicas

A formação da película ocorre através da reação química da resina com o oxigênio do ar e a evaporação de solventes. São formuladas a partir das resinas alquídicas que são poliésteres, resultantes da reação de alcoóis poliídricos (gliceral, pentaeritritol) com poliácidos ou seus anidridos (anidrido ftálico), modificados com ácidos graxos livres ou presentes nos óleos vegetais.


As tintas alquídicas, conhecidas no mercado como tintas sintéticas, apesar de possuírem resistência química superior as tintas a óleo, também são passiveis de serem saponificadas em meios ou sob condições alcalinas. Portanto, não são recomendadas para atmosferas quimicamente agressivas. Em atmosferas rural, urbana e industrial leve são produtos que apresenta bom desempenho a corrosão.

Tintas Acrílicas

São obtidas a partir da resina acrílicas que são polímeros obtidos de monômeros de ésteres dos ácidos acrílico e metacrílico, são a base de solventes orgânicos. São mais utilizadas na fabricação de tintas de acabamento, por terem boa resistência à radiação solar, em especial aos raios ultravioleta, proporcionando boa resistência de cor. Em termos de resistência química, elas são resistentes a atmosferas de agressividade média.

Tintas Nitrocelulose

As resinas de nitrocelulose são obtidas pela reação do ácido nítrico, em presença de ácido sulfúrico, com a celulose. As tintas de nitrocelulose caracterizam-se por possuírem uma secagem muito rápida.

Tinta Intumescente

As tintas intumescentes tem a finalidade de proteger as estruturas metálicas contra a ação do fogo, esta sendo muito utilizado em edifícios metálicos que são construídos para área comercial e industrial. Sob condições de calor, forma uma camada protetora que isola termicamente o substrato, protegendo-o contra o fogo por um período que pode chegar a 2 horas.


A tinta Calatherm 600 foi testada pelo IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo e atendem a todas normas do Corpo de Bombeiros, caracterizando-o como proteção de estruturas de aço contra a ação de incêndio. (Norma ASTM E 119-88).