09/04 Dia Nacional do Aço
- Selak
- 8 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de abr.
A data homenageia um dos materiais mais importantes na construção civil
O Dia Nacional do Aço é comemorado anualmente em 9 de abril no Brasil. Esta data foi instituída em homenagem à criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) em 9 de abril de 1941, por meio do Decreto-Lei nº 3.002, sancionado pelo então presidente Getúlio Vargas. A fundação da CSN representou um marco significativo no processo de industrialização do país, estabelecendo a primeira usina brasileira dedicada à produção de aço.
A celebração deste dia destaca a importância desse material para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil, além de reconhecer o trabalho dos profissionais que atuam no setor siderúrgico. Também serve como um momento de reflexão sobre os avanços e desafios da indústria do aço, especialmente no que diz respeito à inovação e sustentabilidade.
Contribuição na construção civil
O aço tem um papel fundamental na construção civil por sua resistência, versatilidade e durabilidade, sendo amplamente utilizado em estruturas metálicas de prédios, galpões, pontes e torres, permitindo edificações mais altas e mais leves do que as feitas apenas com concreto.
O aço é uma liga metálica composta essencialmente de ferro e carbono, amplamente utilizado na construção civil.
Além do anterior, o aço é sustentável, pois permite ser 100% reciclável, o que reduz o impacto ambiental das construções. De fato, o material pode ser reaproveitado em demolições ou reformas, diminuindo o volume de desperdício.
Flexibilidade e inovação
O aço permite projetos arquitetônicos ousados, com grandes vãos livres e formas criativas, sendo ideal para construções industriais, estádios, shopping centers e aeroportos.
Construtivamente, além de permitir maior segurança e resistência a cargas e intempéries, talvez o maior problema seja o calor, pois ele perde resistência mecânica rapidamente quando exposto a temperaturas acima de 500°C. Isso em um incêndio pode fazer vigas e pilares empenar e até colapsar, comprometendo toda a estrutura como um conjunto.
Contudo, com tratamentos específicos, o aço pode ter boa resistência ao fogo, principalmente intumescente, que é uma das soluções mais inteligentes e eficazes de proteção estrutural, na medida em que se trata de um revestimento especial de proteção passiva.
Quais são suas características?
A Tinta Intumescente Firelak tem um acabamento fino e discreto, sem interferir na aparência do aço.

Já a temperaturas de incêndio, ou seja, aproximadamente 200 a 250°C, os componentes químicos da tinta reagem ao calor, chegando a expandir até 50 vezes sua espessura original, formando uma camada carbonácea muito espessa ou, visualmente falando, um tipo de espuma dura e cinzenta (daí o termo "intumescente" ou que começa a inchar) que protege a estrutura metálica do fogo e da expansão da onda de calor transmitida pela sua própria condutividade estrutural.
Assim sendo, o importante da proteção do aço é o "isolamento térmico" da estrutura completa, pois essa camada protege o aço do calor direto, atrasando o aumento de temperatura e ganhando um tempo precioso para evacuação e atuação dos bombeiros (de 30 minutos até 2 horas, dependendo da camada de proteção), evitando ou atrasando o colapso estrutural.
Saiba mais sobre como funciona e em que consiste a Proteção Passiva contra incêndio, nossa Tinta Intumescente Firelak e outros temas relacionados em nosso Blog.