top of page
  • Foto do escritorSelak

FIRELAK Retardante de Chama para Madeira

Atualizado: 18 de mai. de 2022

De acabamento branco ou incolor, pode ser aplicado diretamente na madeira de forro, teto, vigas, paredes e superfícies de alto trânsito como pisos e escadas.


A linha de produtos Firelak para madeira cumpre a função de resistência contra a propagação do fogo e da fumaça, assim como a obtenção de um ótimo acabamento. No entanto, para chegar nesse resultado visual, o serviço de aplicação deve ser desenvolvido por uma empresa especializada que conheça o processo de cura e resistência final, pois o produto de proteção passiva tem propriedades que combatem o fogo e não simplesmente de embelezamento.

O primeiro passo é fundamental, ou seja, seguir as instruções do fabricante no processo de preparação da superfície. Feito isso, aplicar conforme os tempos de cura, sem pressa, como pode ser lido mais adiante.


Tipos de produto


Há duas opções disponíveis para aplicação em madeira:

  • Tinta Retardante de Chama branca: Com boa resistência e excelente acabamento, é indicada para superfícies sem alto trânsito ou atrito, como forros e paredes.

  • Verniz Retardante de Chama incolor: De excelente resistência e ótimo acabamento, pode ser aplicada diretamente no substrato. Entretanto, se o objetivo for de aplicação em *locais de alto trânsito, como piso e escadas, é de extrema importância o reforço com Top Coat Auto Extinguível pois, além de melhorar o visual de acabamento, também aumenta a resistência mecânica do produto sem comprometer sua resistência.

Aplicação do Revestimento


O primeiro passo é fundamental, ou seja, seguir as instruções do fabricante no processo de preparação da superfície. Leia com calma o laudo do fabricante e, em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe.

Antes de aplicar, verifique a condição da superfície, como por exemplo, o grau de umidade da superfície. Caso houver excesso, evite a aplicação do retardante até que o substrato esteja bem seco. Posteriormente, aplique lixa na superfície para ajudar à aderência. De ser possível, remova o produto comum já aplicado, pois isso permitirá deixar a área o mais aplainada possível, livre de gordura ou qualquer detrito existente.

O verniz e a tinta retardante já estão na viscosidade ideal, portanto, não misture com absolutamente nenhum outro produto. Sua aplicação poderá ser feita com pistola airless, pincel, trincha ou rolo, dependendo da necessidade.

Aplique a tinta ou o verniz retardante de chama respeitando todas as fases de cura entre demãos, sem pressa, respeitando o número de camadas até alcançar o grau de proteção em micras exigido pelo fiscalizador.


Exigências do projeto


Para determinar a área de cobertura de um projeto é necessário, primeiro, saber qual será a exigência de segurança disposta pelo fiscalizador, pois ele será o responsável por indicar os pontos que precisarão de maior ou menor camadas de revestimento retardante de chama por m².


Qual a documentação da tinta/verniz retardante de chama?


A linha Firelak de proteção passiva para madeira fornece Certificado de Análise, Certificação de Ensaio em Laboratório para Propagação Superficial da Chama e Densidade Óptica da Fumaça. O Certificado de Análise é enviado junto com a Nota Fiscal de compra do produto, contudo, o laudo dos ensaios deverá ser solicitado à fábrica formalmente via e-mail, fornecendo os seguintes dados:


  1. Data da compra;

  2. Número da Nota Fiscal;

  3. CPF/CNPJ do comprador;

  4. Área total a ser aplicada;

  5. Tempo de resistência exigido;

  6. Local da aplicação;

  7. Nome do engenheiro responsável pelo projeto.


Saiba mais sobre o procedimento clicando aqui.


Preciso contratar uma empresa aplicadora?


Recomenda-se sempre uma empresa com expertise, pois além da aplicação, ela deverá fornecer a ART - Anotação de Responsabilidade Técnica - do projeto. Ainda assim, mesmo não sendo possível a contratação de uma empresa de aplicação, você sim deverá contratar um engenheiro responsável pela obra que assine a ART do projeto. Caso contrário, o laudo não será expedido.


Quais cuidados preciso ter ao escolher uma empresa de aplicação?

Analise primeiro se a empresa que irá executar o serviço tem expertise no assunto;

  • Verifique se a mesma conta com a documentação em dia;

  • Pesquise outros serviços similares executados pela empresa;

  • Confira se a mesma possui funcionários capacitados sobre o produto e com conhecimento de proteção passiva;

  • Consulte à fabricante sobre a homologação dessa empresa para a execução do trabalho;

  • Como explicado anteriormente, certifique-se que a empresa, no final do serviço, emita a ART - Anotação de Responsabilidade Técnica - necessária para aprovação do projeto - AVCB - Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.


Para outras informações sobre a linha Firelak Retardante de Chama para madeira, como composição, espessura, rendimento, viscosidade, massa específica, entre outros, entre em contato através do e-mail tintas@selak.com.br ou no telefone (11) 5667-6144.




Atendimento Whatsapp
bottom of page