top of page
  • Foto do escritorSelak

Selak treina funcionários na Prevenção de Incêndio e Primeiros Socorros

Atualizado: 17 de mar. de 2022

O curso aconteceu no Centro de Treinamento Águia de Fogo, no último sábado 27/02


No sábado 27 de fevereiro, os funcionários da Selak Tintas e Vernizes se deslocaram até o complexo de treinamento da Águia de Fogo, localizado em Mogi das Cruzes, para assistir presencialmente ao curso de treinamento de Primeiros Socorros e Brigada de Incêndio.

O objetivo do curso foi adquirir o conhecimento necessário para prevenir acidentes e as manobras iniciais de assistência em caso de acidente, baseado na NR 7, NR 23 e IT 17 (SP).


Instrução Técnica - IT 17


Seu objetivo é estabelecer as condições mínimas para a composição, formação, implantação, treinamento e reciclagem da brigada de incêndio para atuação em edificações e áreas de risco no Estado de São Paulo; na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros socorros, visando, em caso de sinistro, proteger a vida e o patrimônio, reduzir os danos ao meio ambiente, até a chegada do socorro especializado, momento em que poderá atuar no apoio.


As atividades

Na manhã do sábado as atividades tiveram início com uma introdução ao curso, além de uma rápida apresentação das instalações do Centro de Treinamento Águia de Fogo. Posteriormente os funcionários da Selak foram conduzidos ao refeitório para um bom café da manhã e iniciar bem os estudos.



Primeiros Socorros


O curso de Primeiros Socorros da NR7, ou Norma Regulamentadora nº 7, define a implementação do PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – nas empresas, cujo objetivo é a preservação da saúde dos funcionários em todas suas área de atuação. No caso do curso NR7 de Primeiros Socorros, foram apresentados os procedimentos de emergência iniciais que devem ser aplicados em pessoas vítimas de acidentes ou mal súbito, mantendo-as com vida até a chegada de auxílio competente e reduzindo possíveis complicações por atendimentos totalmente leigos. Desta forma, procura-se evitar o agravamento do quadro no qual a pessoa se encontra até a chegada de ajuda dos paramédicos de emergência.


Brigada de Incêndio


Finalizado o curso inicial de Primeiros Socorros, os funcionários tiveram que vestir macacão para fazer o curso de Brigada de Incêndio baseado na NR 23 - Norma Regulamentadora nº 23.

As atividades foram tanto teóricas, quanto práticas, e estabelecem os procedimentos que a empresa deve adotar no que se refere à proteção contra incêndio, saídas de emergência, combate ao fogo e, principalmente, pessoal treinado para atender esses procedimentos e o uso correto dos equipamentos disponíveis.

Durante a aula foram apresentadas as informações teóricas e práticas dos princípios básicos de prevenção e controle de incêndio, assim como o estabelecimento de um padrão de conduta que tenha por objetivo uma atuação conjunta e padronizada, adequada, rápida, segura e isenta de pânico em situações de emergência.

Confira as imagens do curso feito pelos funcionários da Selak, uma empresa preocupada com a segurança e agora também muito mais capacitada.


Primeiros Socorros


Brigada de Incêndio



Atendimento Whatsapp
bottom of page